A Fensterbau Frontale, principal feira do mundo para janelas, portas e fachadas, reúne a partir de hoje (16), em Nuremberg (Alemanha), profissionais, fabricantes e varejistas para discutir a conciliação de questões como soluções técnicas, eficiência energética nas construções, tendências de design e estética. O evento, que vai até o dia 19, tem a participação de diretores e técnicos da fábrica da VEKA no Brasil. A empresa alemã, líder mundial em perfis de PVC para janelas e portas, expõe seus produtos em um stand de cerca de mil metros quadrados. Realizada a cada dois anos, em 2014 a Fensterbau reuniu 109 mil visitantes e 1.320 expositores.
A comitiva local da VEKA é formada por Robert Höpfner, diretor para a América Latina; Rodrigo Fontana, diretor comercial e de marketing: Cleo Osaída, gerente comercial e de marketing; Dominik Klein, diretor técnico para a América do Sul; e Placionei Borges, gerente técnico para o Brasil. O grupo é integrado ainda por representantes de empresas fabricantes de janelas e portas que utilizam os perfis da VEKA. Com o lema “VEKA Mundial – O futuro precisa de segurança”, a empresa quer fazer da Fensterbau um momento de troca de ideias com os parceiros, como forma de oferecer soluções cada vez mais customizadas para os diferentes mercados.
CRESCIMENTO
A fábrica da VEKA no Brasil está montada há 15 anos em Biguaçú, na Grande Florianópolis (SC). A projeção para este ano é de um crescimento de 21% em seu faturamento. Em 2015, a empresa cresceu 29%, apesar do momento adverso da economia. O bom desempenho deve-se ao avanço do uso do PVC para portas e janelas no mercado brasileiro. O faturamento global do grupo, presente em 80 países, chegou a 1 bilhão de Euros em 2015. Além de atender todo o país, a fábrica da VEKA no Brasil exporta para o Chile – onde a empresa também possui fábrica – e Argentina.
“Na Europa e Estados Unidos o PVC é o produto mais utilizado para fabricação de portas e janelas, especialmente por proporcionar maior conforto térmico e acústico às edificações, além de mais segurança e dos aspectos ligados à sustentabilidade. No Brasil e América do Sul estamos avançando bem a cada ano”, avalia Robert Höpfner. “O maior conhecimento dos diferenciais do PVC e a capacidade de entrega fazem com que o produto seja cada vez mais escolhido entre os profissionais da área de construção”, completa Rodri Fontana. A VEKA Brasil oferece uma variada linha de perfis, em diversas cores e texturas, entre elas, a de madeira.
NORMA DE DESEMPENHO
Outro fator que contribui para o crescimento do PVC no país, avaliam os diretores da VEKA Brasil, está relacionado à Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em vigor desde 2013. A chamada NBR 15575 estabelece, entre outras questões, exigências de conforto térmico e acústico em imóveis residenciais. “A pressão sonora máxima determinada para dormitórios, por exemplo, é de 35 decibéis. O PVC reduz mais do que exige a norma”, lembra Robert Höpfner. “Já o maior conforto térmico proporciona importante economia na utilização do ar condicionado, o que traz benefícios financeiros e para o meio ambiente”, conclui Rodrigo Fontana.
SOBRE A VEKA
– A VEKA Brasil trabalha com 40 empresas de esquadrias em todo o Brasil, que recebem o perfil de PVC e fabricam as janelas e portas, conforme o projeto.
– A VEKA possui 24 plantas de produção e 36 subsidiárias, em 80 países, localizados em três continentes.
– O faturamento mundial em 2015 chegou a 1 bilhão de Euros.
– Total de colaboradores no mundo: 5.200