Diante de um privilegiado terreno de esquina em um condomínio fechado no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis, a arquiteta Marília Ruschel teve a oportunidade de desenvolver um projeto que aproveitasse ao máximo o visual do entorno, a ventilação e a iluminação natural. Ao mesmo tempo, apostaram na amplitude e na integração no planejamento dos espaços internos, reforçando p caráter de uma residência de praia contemporânea. A adoção de materiais naturais também atende a essa promessa.
A fachada principal, de configuração linear, é marcada por grandes panos de vidro transparente, com esquadrias com perfis de PVC VEKA.” As esquadrias reforçam a linguagem proposta, além de propiciar conforto, beleza e excelente desempenho técnico e funcional a moradia”, reforça Marilia. Em complemento, estruturas revestidas em pedra e alvenarias com reboco rústico. Extensos quebras-sóis de madeira oferecem privacidade e proteção solar. A solução valorizou o espaço de estar, de pé direito duplo, e o mezanino, oferecendo total contemplação do cenário natural do entorno.
E, 915m quadrados de área construída, o programa de necessidades da residência foi atendido basicamente em dois pavimentos, acrescentando o apartamento do caseiro no subsolo. No térreo encontra-se a área social da casa, com sala de estar, espaço gourmet, piscina, garagem e a suíte de hóspedes. Já no segundo pavimento localiza-se a parte íntima, onde as suítes principais também usufruem de visuais privilegiados através de terraços com pergolados.
Fotos: Lio Simas / Texto: Letícia Wilson