• Quem somos
  • Paula Costa
  • Lio Simas
  • Contato

75comunica

Paula Costa
terça-feira, 24 setembro 2019 / Published in 75 Comunica, Arquitetura, Destaques

O balé das luzes no Home Aurora Blue

Projeto do espaço de home theater assinado pela dupla da Progetta Studio na CASACOR SC provoca os sentidos para proporcionar bem-estar físico e emocional.

As cores vibrantes aguçam a curiosidade dos visitantes do espaço Aurora Blue na CASACOR Santa Catarina, edição Florianópolis, e revelam o caráter conceitual do projeto, assinado dos arquitetos Graziella Oliveira e Allan Chierighini, da Progetta Studio.  Determinada a explorar os elementos da natureza, a dupla inspirou-se nos fenômenos das auroras boreal e austral, para a definição da paleta de cores, fugindo dos tons tradicionais adotados para essa representação. Classificado como “contemporâneo moderno”, o projeto se destaca pelo uso de linhas simples, iluminação cenográfica e cores fortes e vibrantes.

“O que nos motivou, foram as pesquisas constantes sobre a arquitetura mundial, principalmente, de países nórdicos e europeus, durante o ano de 2018 e 2019. Na Rússia, Finlândia, Ucrânia, Suécia e na Dinamarca, percebe-se os fenômenos de noites que duram dias, e de dias que duram noites. Por isso, a atmosfera mais escura prevaleceu, mas o alaranjado se apresenta como nos dias de sol duradouro nessas regiões do planeta”, explicam. Eles adotaram a cor laranja às nuances da madeira nogueira, e ousaram na escolha do roxo fosco para a pintura dos tetos. Para a parede de alvenaria de blocos, mantiveram a identidade construtiva, remetendo o caráter urbano dos muros das cidades. No local, o artista Thiago Valdi imprimiu sua arte afetiva e poética, unindo as auroras à figura feminina da natureza, como criadora de tudo que há.

O balé das luzes das auroras boreal e austral é fonte de encantamento do usuário idealizado para esse espaço: um jovem empresário bem-sucedido do ramo de tecnologia, que adora assistir filme e ouvir músicas com vibrações positivas. Para ele, o conforto é essencial, tanto físico como o emocional.  Assim, para o espaço de 50 metros quadrados, Graziella e Allan adotaram cores acolhedoras, elementos naturais e planejaram uma estrutura multifuncional, incluindo copa, com espaços de adega, frigobar, pia e fogão, além de espaços de armários para louçaria.

Na copa, destaque para os pratos cerâmicos e para as louças artísticas produzidas por Thiago Valdi especialmente para o ambiente. E para a escultura de centro de mesa “Centopeia” do designer Gustavo Engelhardt, Daniel Castelo e Diego Costi. Uma lareira de fluído, com design transpassado, estabelece a setorização dos ambientes. O equipamento tem autonomia de quatro horas.

As soluções de automação, com tecnologias de ponta, para áudio e vídeo, também atenderam a necessidade de conforto. O sofá, automatizado, é ajustado aos interesses do usuário a partir do controle por celular ou por botões intuitivos. Para os revestimentos, os arquitetos associaram cimentícios e metálicos, que remetem condições de formações rochosas em noites de auroras, e pedras naturais exclusivas para o ambiente, como na lareira, que recebeu Quartzito Nero Striato, e na copa, com o Quartzito Aurora Blue, o qual fortaleceu o nome do espaço. Na parede dos fundos foi utilizada lâmina de rocha, originária da Índia, fornecida pela BS Studio. A ideia foi fazer alusão às formações rochosas de áreas com vulcões ativos, como o Kilawea, no Havaí.

Planeta Casa

Em atenção ao tema proposto pela CASACOR em 2019 – Planeta Casa – afetividade, tecnologia e sustentabilidade — os arquitetos reforçaram os conceitos fundamentais de quatro elementos que consideram essenciais para a vida: água, terra, fogo e a consciência.

A água, elemento vital à vida do planeta, presente nas áreas molhadas, nos equipamentos de misturadores e nas plantas, com destaque para as esculturas florais da designer floral Suzi Hahn.

A terra, simbolizando a fertilidade, o renascimento e a possibilidade de colher o que é plantado, está presente nos tons terrosos adotados no ambiente, e também nas cores vivas. “A terra emana afetividade através da possibilidade de gerar a vida”, conceitua Graziella.

O fogo, como elemento acolhedor, o calor necessário para a vida planetária, está apresentado na lareira, instalada “na distância propícia a emanar energias revigorantes, e emoções calorosas ao espaço, em variados momentos”, explicam.

A consciência, para os arquitetos, está simbolizada na possibilidade de projetar a arquitetura espacial, como também na evolução humana através da tecnologia, a “quinta essência”, promovendo a sustentabilidade do planeta. “Por meio da consciência, as estratégias e utilização dos materiais do ambiente foram planejadas para o reuso”, complementa Allan.

Fotos: Lio Simas/75 Comunica

  • Tweet
Tagged under: arquitetura, aurora austral, aurora boreal, casa cor sc, CASACOR SC, CASACOR SC 2019, mostra, mostra 2019, mostra catarinense, progetta, Thiago Valdi

What you can read next

Uma sala de jantar inusitada
BIOFILIA, SUSTENTABILIDADE E A ARQUITETURA ATUAL
VEKA participa da High Design

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • 75 Comunica
  • Arquitetura
  • Destaques
  • Eventos
  • Notícias

Tags

Anna MayaAnuárioarquitetosarquiteturaasbeacasacorCasa CorCasa Cor BCcasa cor scCASACOR SCconcurso culturaldecoraçãodesignFlorianópolisLio Simasmostramostra catarinensePVCvekaveka brasil

Contato

75 COMUNICA ! Consultoria e Assessoria em Comunicação e Imagem R. Pastor William Richard Schisler Filho, 900 Itacorubi, Florianópolis - SC. CEP 88034-100 Fone: 48 3030 1139 / 99101 2126
  • GET SOCIAL
75comunica

© 2018. Todos os direitos reservados. Website desenvolvido e auditado por CONNECTA MEDIA.

TOP